Blog

The Florence Academy of Art

Reciclando e atualizando os conhecimentos e o amor pela arte: workshop de duas semanas em desenho e pintura clássicos na ‘The Florence Academy of Art’ em New Jersey, USA.

The Florence Academy of Art é uma filial da escola com mesmo nome em Florença, Itália. Em New Jersey, fica dentro de um centro de arte contemporânea chamado Mana Contemporary, que inclui exibições, estúdios de artistas e galerias.


Unesco 2

João, Joãozinho, Joãozito ganha Selo Cátedra 10 -2016

OBRIGADA ao Instituto Disciplinar de Leitura da PUC-Rio e à Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio por tamanha distinção.  Agradeço também ao querido autor Claudio Fragata pela honra de ilustrar um texto tão Belo e à editora Galera Junior.

 

 

 


Ilustração para a biblioteca infantil do Sesc Santos

Bichinhos leitores para a biblioteca infantil do Sesc Santos. A ilustração foi feita em tinta acrílica sobre papel, ampliada e impressa em adesivo para os vidros da biblioteca. A ideia foi embelezar a biblioteca e proteger os pequenos leitores do sol forte!


Tatu Balão selecionado para o projeto Leia para uma Criança/Itaú

O Tatu Bola tem um sonho na cachola: não ser bola, ser balão! ❤
Livro: “Tatu Balão”, de Sônia Barros & Simone Matias, Aletria Editora, selecionado pelo Programa Itaú Criança 2015.


Tarrafinha Literária

Festival de literatura da cidade de Santos/SP
Eu e a narradora Denise Machado participamos com o nosso projeto Contação Ilustrada.
Participei também de mesa com a autora Adriana Carranca.


Lançamento do livro Tatu-Balão em São Paulo

Lançamento do livro Tatu-Balão na livraria Martins Fonte, São Paulo.


FLIP 2015

Em 2015 tive a felicidade de ser convidada para a Flipinha 2015,  iniciativa da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty – RJ) voltada para o público infantil. Eu  e mais 13 participantes, entre escritores e ilustradores, realizamos diversas atividades como mesas e bate-papos nas escolas dentro do Projeto Operação Flipinha (no qual os convidados vão às instituições de ensino ver o impacto de seus livros nos trabalhos desenvolvidos em salas de aula). A 13ª edição da Flip aconteceu entre os dias 1º e 5 de julho.

 Fiz leitura na biblioteca Casa Azul e também recebi os alunos de duas escolas da região de Paraty que me encantaram com uma linda homenagem.  Os estudantes vieram de longe para uma conversa sobre o livro que ilustrei, A Gaiola. Participei da Mesa “A literatura por vários ângulos” com o autor angolano Ondjaki e mediação de Volnei Canônica. Para encerrar, os autores e ilustradores da flipinha fizeram um mesão em homenagem á Mario de Andrade. Foi lindo!

 


Fli-BH 2015 – 1º Festival Literário Internacional de Belo Horizonte

Entre os dias 25 e 28 de junho de 2015 aconteceu o 1º Festival Literário Internacional de Belo Horizonte (Fli-BH), onde lancei o livro Tatu-Balão junto com a autora Sônia Barros.  Durante o evento também ministrei a oficina ‘Para Ler o Livro Ilustrado‘, que propôs uma reflexão sobre as múltiplas possibilidades de narrativa do livro ilustrado, onde texto, ilustração, suporte e projeto gráfico conversam simultaneamente com o leitor. Sala cheia e ótimos participantes, entre ilustradores, professores,bibliotecários e artistas plásticos.

E uma das coisas mais gostosas desses eventos é encontrar colegas de profissão, autores, ilustradores e editores e também conhecer pessoalmente tanta gente que está no nosso facebook!

 


17° edição do Salão FNLIJ do livro para crianças e jovens – 2015

Conversa sobre o livro Cores e Formas da África com a autora Neide Duarte e relançamento com a autora Marta Lagarta do  primeiro livro que ilustrei (em 2006), O Baú do Tatu.

 


Workshop Como transmitir Sentimentos e Sensações em uma Cena

Workshop que aconteceu nos dias 11 e 18 de abril de 2015, no   Estúdio Flexa Arts, em Santos/SP

Nos dois encontros realizamos exercícios práticos para passar ao papel estados sentimentais e sensoriais, construir uma narrativa visual e exercitar o processo de rascunho tão importante no “brainstorm” de ideias. Através da construção da cena, da atmosfera e dos personagens, um desenho transforma-se numa ilustração viva, que se comunica com o leitor e faz sentir o que o personagem sente. A oficina destinou-se aos interessados por artes visuais, ilustração, desenho, quadrinhos e quem buscavam melhorar a expressividade de suas criações com experiência ou não nessas áreas.

 


DSC01225

A Tribuna

Matéria sobre o meu trabalho no jornal santista A Tribuna. 8 de março de 2015


logo flipinha

FLIPINHA 2015

Este ano tenho a alegria e a honra  de participar da FLIPINHA, iniciativa da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty – RJ) voltada para o público infantil. Eu e mais 13 participantes, entre escritores e ilustradores, realizaremos diversas atividades como Cirandas de Autores, além de bate-papo nas escolas, dentro do Projeto Operação Flipinha (no qual os convidados vão às instituições de ensino ver o impacto de seus livros nos trabalhos desenvolvidos em salas de aula). A 13ª edição da Flip acontece entre os dias 1º e 5 de julho.

Também participam da Flipinha Alessandra Pontes Roscoe, Claudio Fragata, Dilan Camargo, Diléa Frate, João Anzanello Carrascoza, Luciana Sandroni, Luiz Ruffato, Odilon Morais, Ondjaki, Rita Carelli, Stella Maris Rezende, Tiago Hakiy e Tino Freitas.

http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2015/02/flip-2015-anuncia-programacao-da-flipinha-voltada-ao-publico-infantil.html

http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2015/02/flip-2015-anuncia-programacao-da-flipinha-voltada-ao-publico-infantil.html