Sobre mim

Foto Simone MatiasDescobri a ilustração infantil em um intercâmbio nos EUA no ano 2000, eu era babá de três crianças e elas tinham muitos livros. Eu me apaixonei pelas lindas imagens que uma bela história pode trazer e fiquei sonhando trabalhar com tintas, cores e texturas.  Assim, redescobri a Simone menina, que passava horas rabiscando na lousa pendurada na parede de casa.  Ilustrei minha primeira história em 2006 e hoje tenho mais de 40 livros publicados.

Estudei ilustração na Scuola Internazionale d’Illustrazione, em Sàrmede, na Itália. Cursei Ilustração de Livros e Imagem Narrativa no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. Estudei pintura na Escola Panamericana de Arte, em São Paulo, História da arte dos séculos XIX/XX na Summit Area Community School, em Nova Jersey e Desenho de modelo vivo na New School University, em Nova York. Frequentei o curso de História da Arte e Apreciação Estética na Pinacoteca de Santos/SP.

Como professora de artes, ensinei desenho artístico, pintura e ilustração entre 2005 e 2013 na Escola Oficina, em Santos/SP e realizo oficinas e workshops de desenho, ilustração e processo criativo.

Exposições, Eventos & Outros

  • Recebeu, juntamente com o autor Claudio Fragata, o selo Distinção Cátedra 10 pelo livro João, Joãozinho, Joãozito concedido pelo Instituto Interdiciplinar da PUC-Rio e Cátedra UNESCO de Leitura PUC-RIO.
  • O livro Tatu-Balão foi escolhido pelo projeto Itáu Criança – 2015
  • Participação na Flipinha de 2015 (em julho). Paraty, RJ.
  • Exposição As Cores das Letras – A Ilustração de Livros por Simone Matias, Shopping Pátio Iporanga, Santos/SP – out 2014.
  • Catálogo e Exposição no 15° Salão FNLIJ do Livro – Rio de Janeiro, 2013.
  • Exposição Traçando Histórias 2010 – Feira do Livro de Porto Alegre.
  • Exposição Traçando Histórias 2012 – Feira do Livro de Porto Alegre.